Navegadores x Sites

Atualmente temos diversos navegadores (browsers) sendo utilizados no acesso a internet. Nem todos os navegadores são compatíveis entre si, resultado: páginas com problemas de visualização e o seu possível cliente indo embora.

O site w3coutner.com faz pesquisas todos os meses para determinar quais os navegadores mais utilizados. Este site mostra hoje um panorama bem diferente de anos atrás onde o Microsoft Internet Explorer reinava quase absoluto.

Estatístcias do uso de navegadores na internet

Esses navegadores tem diferenças no modo como interpretam os códigos por trás de uma página web. Dependendo de como foi programado o site, podemos ter desde falhas simples como páginas mal formadas, até não funcionamento do site inteiro. Além disso, temos versões e sistemas operacionais diferentes.

Algumas empresas de desenvolvimento restringem o testes dos sites apenas ao Internet Explorer e ou ao FireFox, esquecendo dos outros navegadores. E as vezes por desconhecimento, os clientes não ligam para esse "detalhe". Porém muitos usuários podem estar sendo prejudicados por isso e a empresa nem fica sabendo, pois dificilmente alguém dá retorno a este tipo de problema. O usuário simplesmente desiste do site.

Portanto é importante assegurar que o seu site possa funcionar nos principais navegadores do mercado e periodicamente seja testado em novas versões de navegadores.